sexta-feira, setembro 22, 2006

Viagem à Nuvem do Templo Imperial do Fórum de Évora

Se eu vos perguntar se conhecem o Templo de Diana, provavelmente todos vós me respondem: "Claro que conhecemos! Encontra-se em Évora, toda a gente o conhece!"
Pois bem... ERRADO!!!
Existe sim o templo de Ártemis ou templo de Diana (para os romanos) . Foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi o maior templo do mundo antigo, e durante muito tempo o mais significante feito da civilização grega e do helenismo, construído para Ártemis, deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens. O templo de Ártemis era localizado em Éfeso, o porto mais rico da Ásia Menor. O templo foi construído no séculoVI a.C. pelo arquiteto cretense Quersifrão e por seu filho, Metagenes. Era composto por 127 colunas de mármore, com 20 M de altura cada uma. Duzentos anos mais tarde foi destruído por um grande incêndio, e reerguido por Alexandre. Atualmente somente uma solitária coluna do templo se mantém, pois foi redestruído por terremotos e saqueadores.
Assim sendo passo a explicar...
O Templo romano erróneamente conhecido como Templo de Diana em Évora, é sim o Templo Imperial do Fórum de Évora, século II!

Se me perguntarem porque é que foi chamado de Templo de Diana não sei precisar a resposta. Posso dizer (sendo apenas uma opinião pessoal) que se pode dever ao facto de ser arquitectónicamente semelhante ao Templo de Diana de Mérida, Espanha...
Aliás, há já 15 anos que foi rectificada a sua origem e denominação.
Para os mais interessados, aqui fica a imagem da Maison Carré em Nimes, o Templo romano mais bem conservado até aos dias de hoje. É idêntico ao Templo do Fórum de Évora, assim podem ver mais ou menos como era o seu aspecto original.


Maison Carré, Nimes.

Curiosidade: Antes de ser considerado património cultural e restaurado na década de 40, o Templo de Évora era um talho e havia servido anteriormente como matadouro!!!
Digam lá que não aprendem comigo!!!! :)

1 comentário:

Anónimo disse...

olá desculpa intrometer.m no teu blog max é só pa t tirar uma duvida lol o templo imperial do forum de évora km tu dixex.t e mt bem é habitualmente denominado templo Diana por nós eborenses pk foi posteriormente "oferecido" á deusa Diana deusa da caça dai os animais serem mortos no templo km "oferendas" e nao propriamente pk lá era o talho lol